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O Pilato

Considerada a ginástica mais eficiente de todos os tempos, o método Pilates é uma técnica de construção corporal que conquistou o mundo por garantir a seus adeptos um corpo definido, flexível e saudável.

Tudo começou com o alemão Joseph Humbertus Pilates, que por ser uma criança debilitada (raquitismo, asma, febre reumática), se interessou pelas práticas esportivas e pela anatomia, onde começou a desenvolver seus exercícios. Durante a 1ª Guerra Mundial Pilates foi exilado na Ilha de Man, dando continuidade aos seus exercícios, experimentou usar molas ligadas às camas hospitalares e constatou que as mesmas poderiam beneficiar na prevenção, condicionamento
e reabilitação dos pacientes. Foi como nasceu a técnica de Pilates. A finalidade do método é ensinar as pessoas com idade acima de 12 anos, sem limite para parar e qualquer nível de aptidão física, a entenderem melhor o corpo e usá-lo de maneira correta, proporcionando-lhes melhor rendimento e bem-estar em suas atividades diárias e profissionais. Mas para obter os benefícios do Pilates, o aluno deve ter disciplina e seguir rigorosamente o método.

Para transformar desequilíbrio em equilíbrio é fundamental usar a mente em favor do corpo. "O Pilates além de exercício físico é um exercício mental, necessitando um ambiente calmo que possibilite trabalhar concentração e respiração, que estão entre os princípios fundamentais", afirma a fisioterapeuta presidente da Associação Brasileira de Pilates (ABP), Solaine Perini.

BENEFÍCIOS - O método Pilates promove controle do movimento e melhora da postura, da respiração, da vitalidade física e consequentemente, melhor percepção de si mesmo por meio da orientação do professor. A incorporação do Pilates nos exercícios de solo, bola e aparelhos permitem ao aluno o alongamento, flexibilidade e força muscular utilizando-se de todos os grupos musculares e também mobilidade das articulações.

A seleção dos exercícios é realizada de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, tanto nos movimentos básicos quanto nos intermediários ou avançados. Desde dores nas costas a
redução de celulite, estrias, medidas, tonificação muscular, reabsorção de hematomas, melhora na concentração, correção corporal, alongamento e flexibilidade, alívio de tensões e estresse. "Na décima sessão, o aluno nota a diferença em si, depois de 20 aulas, as pessoas observam as diferenças, depois da trigésima sessão a pessoa já está com outro corpo", diz Solaine citando Pilates.

Já se sabe que o método responde de forma adequada às necessidades das gestantes, enfatizando a estabilidade e o conforto através da posição deitada, com a finalidade de evitar o comprometimento postural, que ocorre devido a força da gravidade quando em pé, além de tornar o pós-parto mais tranquilo e rápido. É importante lembrar também que a gestante precisa de alguns cuidados mais específicos em relação a não-realização de exercícios e orientamos
que, após o terceiro mês o Pilates é indicado desde que não tenha intercorrências na gestação. Além disso, melhora o desempenho sexual no caso tanto de homens quanto mulheres, pois fortalece o músculo do assoalho pélvico - períneo.
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